Search

Novo método para modelar imunofenótipos tumorais melhora imunoterapia

Investigadores do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul, desenvolveram um método capaz de fazer com que os tumores cancerígenos se tornem menos resistentes à imunoterapia. O estudo foi publicado no Journal of Medical Chemistry.

A imunoterapia faz aumentar a taxa de sobrevivência dos doentes oncológicos, contudo, ainda existe uma baixa taxa de resposta a inibidores de pontos de controlo causados por tumores que não provocam uma resposta imunológica forte.

O foco das farmacêuticas tem sido transformar estes tumores em tumores que provocam uma resposta imunológica forte através da utilização da proteína STING para aumentar a imunorreatividade dos tumores e a infiltração das células imunitárias no microambiente tumoral.

Agora, os cientistas sul-coreanos desenvolveram um novo agonista de STING de moléculas pequenas que, quando estimulado por um composto, induz a secreção de citocinas, como interferões, e ativa uma resposta imunitária inata mediada por células T.

A investigação revelou que a ativação do sistema imunitário alterou o fenótipo imunitário do tumor, transformando-o um tumor com uma baixa reatividade às células T num tumor com uma alta reatividade, levando ao recrutamento de células T no microambiente tumoral.

A administração de compostos inibiu de forma eficaz o crescimento de células cancerígenas em modelos de ratos, sendo que 20% do grupo tratado estava livre de tumores após eliminação completa dos mesmos.

A memória imunológica suprimiu o crescimento de tumores recorrentes sem necessidade de administração de medicamentos adicionais, não tendo sido observado qualquer crescimento tumoral num grupo de participantes livre de tumores após o primeiro tratamento.

Este agente pode ser, no futuro, aplicado a terapias combinadas do cancro e tratamentos padrão atuais, tais como radioterapia, quimioterapia e monoterapia, para aumentar a eficácia dos mesmos, afirmaram os autores do estudo.

Fonte: Medical Xpress

Explore
Drag