Quando a criança fica em casa é preciso cuidado redobrado com a higiene do local onde ela passa a maior parte do tempo.
O quarto deve manter-se sempre limpo e o pó limpo muitas vezes.
Os brinquedos com pelos ou de peluche, cortinados, alcatifas felpudas e tapetes grossos devem ser retirados pois contribuem para aumentar os parasitas e o pó.
Não é obrigatório que a criança tenha de ficar sempre em casa.
Nas fases em que ela estiver com mais defesas (células de defesa) pode passear em parques e fazer caminhadas com amigos. Nestes casos evite os locais sujos, com muitas pessoas ou animais para evitar transmissão de doenças.
Mudar a Roupa de Cama
A mudança de roupa da cama pode ser um processo difícil nos casos em que a criança está acamada ou muito fraca para se levantar.
Desta forma, quem muda a cama deve colocar a criança para um dos lados da cama, retirar o lençol sujo.
Depois pôr um lençol dobrado na parte em que esta não se encontra, passar a criança para o lado limpo e estender a outra parte do lenço.
A mudança do lençol pode ser feita após o banho e à medida que a criança doente se veste.
Cuidados na Cama
Deve incentivar a criança que estiver acamada a movimentar-se. Mesmo que seja um só membro de cada vez o movimento é importante.
Se não se conseguir mexer-se por si própria, ajude-a a mudar de posição de duas em duas horas durante o dia, e de quatro em quatro horas durante a noite. Este movimento ajuda a evitar as úlceras de pressão ou feridas de pressão por estar muito tempo na mesma posição.
É aconselhável o uso de colchões ante escaras, de pressões alternadas ou mesmo almofadas de gel. A formação de feridas no corpo é frequente em crianças acamadas, pelo que é muito importante ver se a criança possui zonas avermelhadas no corpo que podem torar-se feridas.
Mantenha os lençóis secos e sem rugas e tente que a criança se sente no sofá uma ou mais vezes por dia.
É conveniente falar com o médico responsável se:
- a pele está gretada;
- existirem zonas com vermelhidão que não desaparece;
- existirem feridas na pele;
- a criança sentir dor nas zonas do corpo que estão a fazer pressão na cama.

