Search

Vencer a doença: a história de Oscar, o menino que emocionou o Reino Unido

Um menino de 6 anos, cuja luta contra o cancro emocionou o Reino Unido, prometeu dar uma “festa de arromba” para todos aqueles que o apoiaram, assim que puder voltar a casa.

Em 2018, Oscar Saxelby-Lee foi diagnosticado com um cancro do sangue agressivo; a partir desse momento, a vida do rapaz passou a ser uma “corrida contra o tempo” para encontrar uma combinação de células estaminas compatíveis.

Os seus pais, Olivia Saxelby e Jamie Lee, lançaram um apelo e, num só dia, quase 5 mil voluntários apareceram na escola do menino, que se tornou num centro de testes improvisado; durante um dia inteiro, repleto de chuva, este número recorde de pessoas fez fila para ajudar a criança.

No total, mais de 10 mil pessoas foram testadas por todo o Reino Unido; finalmente, foi revelado que Oscar tinha encontrado um dador compatível, mas o pior aconteceu quando a criança e a sua família receberam a devastadora notícia de que o cancro tinha recidivado.

O que se seguiu foi uma campanha solidária que permitiu que Oscar viajasse até Singapura, onde iria receber uma terapia contra o cancro, que não estava disponível no Reino Unido. Durante este período, o rapaz manteve contato com os seus colegas e professores da escola, usando um robot inovador chamado de Ozzybot.

Desta forma, Oscar tornou-se na segunda criança do mundo a ser submetida à terapia com CAR-T antes de fazer um segundo transplante de medula óssea.

Agora, a sua mãe confirmou que o menino se encontra livre de cancro há já 5 meses e que, se tudo continuar a correr bem, rapidamente a família poderá voltar a casa.

Num vídeo partilhado no Facebook, onde foi anunciada a boa notícia, a criança e os seus pais agradeceram a todos aqueles que o apoiaram ao longo de todo este doloroso processo; para além disso, ficou a promessa de que, quando regressassem ao Reino Unido, iriam fazer uma grande festa.

https://www.facebook.com/gracekellychildhoodcancertrust/videos/167238458049677/

O vídeo, partilhado online, rapidamente se tornou viral, tendo atingido mais de 50 mil visualizações.

Numa outra publicação, Olivia agradeceu o apoio de toda a equipa médica que tratou o seu Ozzy Bear, como Oscar é carinhosamente chamado.

“Obrigada a todos, do fundo do coração, por nos terem ajudado! E um agradecimento especial à ‘nossa’ equipa incrível de oncologia. Nós adoramos todos vocês! Já são quase 5 meses sem esta doença”.

Apesar das boas notícias, Oscar ainda precisará de estar em Singapura durante mais alguns meses, para tratamentos regulares, antes de poder regressar ao Reino Unido.

Fonte: The Sun

Explore
Drag