Search

Dicas do Pediatra para um Regresso às Aulas Seguro e sem “Stress”, por Mariana Simões, Pediatra no IPO de Lisboa.

Para muitas famílias, o mês de setembro é sinónimo de regresso às aulas. Começa a azáfama das compras dos materiais escolares e a ansiedade é crescente. Para as famílias que lidam com a doença oncológica pediátrica, a ansiedade é ainda maior.

O diagnóstico de doença oncológica vem acompanhado de internamentos hospitalares, vários ciclos de tratamento, efeitos secundários da quimioterapia e, muitas vezes, da impossibilidade de voltar à escola por um período que pode ser mais curto ou mais longo. A escola tem um papel fundamental na vida das crianças, não só na aprendizagem, mas também na socialização. A impossibilidade de frequentar a escola cria sentimentos de incompetência e solidão, com impacto negativo na vida da criança. Por outro lado, continuar a escola permite que a criança permaneça ligada aos seus colegas, se divirta e tenha uma sensação de “normalidade” que muitas vezes não sente no hospital. Dependendo da doença e da fase do tratamento em que se encontra, pode ser possível voltar à escola!

Aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a começar o ano letivo com mais tranquilidade.

  1. PREPARAÇÃO: comece a pensar em regressar à escola muito antes de o poder fazer. Pergunte ao seu médico assistente quando é previsível que o seu filho possa voltar à escola e planeie o regresso.
  2. ENVOLVER A ESCOLA: informe a escola da situação do seu filho. Se possível, entregue um relatório clínico que explique quando e de que modo o seu filho pode frequentar a escola, bem como alguma necessidade especial. Após um longo período afastado da escola, e se ainda estiver em recuperação do tratamento, pode não conseguir estar na escola durante o dia todo ou ir apenas alguns dias por semana. Fale com os professores, em especial com o diretor de turma.
  3. INFORMAR: informe a escola dos principais sintomas que podem ocorrer e como atuar (cansaço, náuseas, vómitos, dor, febre, etc.). Entregue uma lista com a medicação habitual do seu filho e o seu contacto, para ligarem sempre que surja algum sintoma ou acidente. Avise a escola de que o deve informar sobre algum colega que esteja doente.
  4. ANTECIPAR: algumas crianças, principalmente as mais crescidas e os adolescentes, sentem insegurança quanto à sua aparência e têm receio da reação dos amigos. Converse com o seu filho e antecipe algumas perguntas que podem surgir por parte dos colegas, por exemplo: “Porque é que não tens cabelo?”, “Qual é a tua doença?”, “Posso apanhá-la?”, “Vais morrer?”, etc. Explique ao seu filho que não tem de responder a todas as perguntas e que pode dizer aos colegas para falarem com o professor ou com a enfermeira da escola. Seria interessante fazer uma sessão de esclarecimento na escola — fale com a equipa de saúde que acompanha o seu filho.
  5. ADAPTAR: alguns tratamentos podem afetar as capacidades cognitivas, a memória ou a rapidez de processamento de informação do seu filho. Esteja atento ao surgimento de dificuldades na aprendizagem e informe a escola. Poderá ser possível adaptar os conteúdos a lecionar ou dar mais tempo para concluir as tarefas escolares.
  6. PREVENIR: fomente hábitos de higiene no seu filho e alerte-o para o risco de infeção. Incentive-o a lavar as mãos frequentemente, a não partilhar bebidas ou alimentos e, se necessário, a usar máscara. Promova a utilização de gel desinfetante alcoólico. Esteja atento a sinais e sintomas que o seu filho possa apresentar — secreções nasais, tosse, dor de garganta, febre — e procure assistência médica.
  7. INCENTIVAR: é normal que o seu filho se possa sentir desconfortável e tenha receio de voltar à escola. Ajude-o a desmistificar os seus medos, tranquilize-o e incentive-o a confiar na equipa médica e na escola.

Referências:

  1. A school’s guide to supporting a pupil with cancer. © CCLG 2023
  2. WWW.LLS.ORG/FamilyWorkbook, Chapter 10. School
  3. Going to School During and After Cancer Treatment. American Cancer Society. cancer.org | 1.800.227.2345
  4. 7 Tips from a Pediatric Cancer Doctor to Help Your Child Have a Healthy School Year
Explore
Drag