Investigadores do The Hospital for Sick Children (SickKids, Canadá) descobriram uma forma de impedir o crescimento de um subtipo de meduloblastoma antes mesmo de este se desenvolver. O meduloblastoma SHH é um dos tipos mais comuns de tumor cerebral maligno em crianças e, até agora, o seu crescimento era difícil de prever e travar.
Como se forma o tumor?
O estudo, publicado na Nature Communications, identificou que a proteína OLIG2 é responsável por “acordar” células estaminais adormecidas, dando início ao desenvolvimento do tumor. Além disso, estas células podem ser reativadas após os tratamentos convencionais, levando a recidivas.
Os investigadores perceberam que, ao bloquear esta proteína com um composto chamado CT-179, é possível impedir a reativação das células e evitar a formação do tumor.
Uma nova abordagem para impedir recaídas
O estudo demonstrou que:
-
-
- composto CT-179 impediu a formação do meduloblastoma SHH na fase inicial.
-
-
-
- a combinação deste composto com tratamentos convencionais reduziu a possibilidade de recidiva ao impedir que células tumorais remanescentes se reativassem.
-
-
-
- a estratégia também poderá ser útil para tratar outros tumores cerebrais agressivos, como o glioma pontino intrínseco difuso (DIPG).
-
Para onde caminhamos?
No SickKids, todas as crianças com cancro já fazem testes genéticos para um diagnóstico mais preciso. Esta descoberta poderá ir mais além, abrindo caminho para a prevenção do meduloblastoma SHH antes de se desenvolver.
Os investigadores planeiam, agora, avançar com ensaios clínicos, na esperança de que esta abordagem revolucionária possa, um dia, evitar que estas crianças desenvolvam a doença.
Fonte: Medical Xpress