Search

Ordem dos Nutricionistas desenvolve ferramenta que avalia estado nutricional de crianças internadas

A Ordem dos Nutricionistas desenvolveu uma nova ferramenta que permite avaliar qual o estado nutricional de crianças internadas.
Denominada STRONGkids, a ferramenta está disponível nos hospitais desde a passada sexta feira, dia 1 de junho, e permite, segundo a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, avaliar “a presença de patologias, observa sintomas indicativos de mau estado nutricional, testa a diminuição da ingestão alimentar, bem como a perda de peso e, mediante os resultados, adapta a intervenção a seguir”. 
À agência Lusa, a bastonária afirmou que “os estudos que existem em relação ao risco nutricional das crianças internadas nos hospitais portugueses dizem que mais de metade das crianças e adolescentes em internamento hospitalar estarão em risco nutricional e, neste sentido, é preciso que haja uma ferramenta adequada para fazer a deteção deste risco e precocemente intervirmos”. 
Segundo Alexandra Bento, “uma parte substancial [das crianças em risco] poderá estar desnutrida”; mas, “se a desnutrição for precocemente identificada fazemos uma intervenção nutricional atempada e adequada e vamos reduzir complicações, vamos reduzir tempo de internamento, vamos reduzir custos para todo o sistema de saúde”, continuou.
No passado dia 1 de junho, a Ordem dos Nutricionistas lançou a “Norma de Orientação Profissional para Identificação do Risco Nutricional em Idade Pediátrica”, que serve para explicar o que deve ser feito quando “uma criança é internada num hospital do país”.
Alexandra Bento conclui, sublinhando que o que se pretende é que “a questão nutricional das crianças seja acautelada desde a entrada da criança no estabelecimento hospitalar”.
Explore
Drag