Search

Polícia mascara-se de super-herói para inspirar crianças a lutar contra cancro

Foi em 2012 que o polícia Damon Cole, natural do Texas, nos Estados Unidos, começou a visitar crianças com cancro vestido de super-herói, para além de ajudar a proteger as ruas da localidade de Fort Worth. 
A missão Damon é simples: levar sorrisos para os rostos de crianças em todo o país que estão a enfrentar as suas próprias batalhas e que precisam de um pouco de alento. 
“Na maioria das crianças que eu visito, a reação é quase sempre a mesma, ficam de queixo caído e correm na minha direção para me darem um abraço”, diz Damon, que compara a reação dos pequenos a ganhar a loteria. 
A dedicação deste polícia é imensa, a começar pelos seus figurinos, entre eles o do Batman, do Homem-Aranha ou do Homem de Ferro, que chegam a custar milhares de euros, pagos pelo próprio Damon. 
O texano já percorreu o país inteiro para se encontrar com crianças com doença oncológica, na maioria das vezes a pedido dos pais, com quem tem vindo a manter contato ao longo dos anos. Mas isso nem sempre é fácil, pois Damon já perdeu muitos dos seus pequenos amigos para o cancro.
Um dos casos que mais marcou este policia herói foi o de Matthew, um jovem com um cancro terminal cujo sonho era conhecer o Batman. “Eu nunca me vou esquecer disto”, conta Damon acerca do encontro com Matthew; “quando eu olhei para ele, ele disse-me: ‘Desculpa Batman’ e eu perguntei porquê, ao que ele respondeu ‘Porque eu queria sorrir, mas já não tenho forças’. Foi a única vez que chorei enquanto estava mascarado”, conta o policia. O menino acabou por falecer e no dia do seu funeral, Damon vestiu-se de Batman e foi homenagear o seu amigo durante a cerimónia.
O nome de Matthew, juntamente com o nome de várias outras crianças, encontra-se escrito num carro que o policia usa para se deslocar durante as suas aventuras de super-herói. 
“As pessoas gostam de me chamar de herói, mas eu não sou nenhum herói, heróis são todas aquelas crianças”, diz Damon. 
Explore
Drag