Um relatório do Cancer Research no Reino Unido constata que o receio dos doentes em falar ao médico sobre os sintomas da sua doença atrasa o diagnóstico do cancro e contribui para as elevadas taxas de mortalidade.
Quase 40% dos doentes que procuram um médico por não se sentirem bem preferem omitir alguns sintomas que podem, precocemente, permitir identificar alguns tipos de cancro, o que contribui para um atraso no início dos tratamentos e diminui a sua taxa de sucesso.
Os dados, coletados em 2000 no Reino Unido, refletem a necessidade de consciencializar as populações para a importância do diagnóstico precoce e para a necessidade dos doentes saberem identificar os primeiros sintomas e comunicá-los ao seu médico, a fim de garantir que o tumor é descoberto nos seus estágios iniciais.