Cientistas norte-americanos criaram um biochip que simula o “microambiente tumoral”, com o objetivo de testar e avaliar a ação de fármacos contra a patologia.
Através deste sistema, será possível estudar o microambiente do tumor isolado no interior de um invólucro esterilizado, a fim de identificar as barreiras criadas pelos tumores que impedem a ação eficaz de alguns medicamentos e promovem a resistência das células cancerígenas.
O sistema TMOC (tumor-microenvironment-on-chip) foi desenvolvido por uma equipa da Universidade Purdue e irá permitir aperfeiçoar nanopartículas que transportam medicamentos específicos para destruir as células tumorais, sem afetar os tecidos saudáveis.
Bumsoo Han, líder do estudo, explica que as informações recolhidas sobre o modo como as nanopartículas se deslocam no microambiente poderão contribuir para aperfeiçoar os métodos de libertação dos medicamentos.