PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Sol é a principal causa de cancro de pele nas crianças e adultos
2012-05-10
Fonte: press release

Entre as celebrações do dia nacional da prevenção do cancro da pele, os especialistas voltam a alertar os pais para os perigos da exposição das crianças, a principal causa de aparecimento de cancro cutâneo nos adultos.

O aparecimento do cancro de pele está normalmente associado aos danos provocados pelas agressões solares e cumulativas que a pele enfrenta durante a infância, altura em que o indivíduo está mais frágil e os sistemas de defesa são ainda imaturos.

Estima-se que cada criança passe aproximadamente três quartos do seu tempo ao sol durante o verão, o que corresponde a uma exposição anual aos raios solares 2 a 3 vezes superior à do adulto.

“Ainda existe muito desconhecimento dos pais sobre como evitar que os seus pequenos se exponham de forma prejudicial aos raios solares. Há que ter em atenção que a criança não está protegida só porque está atrás do vidro do carro e que não basta aplicar o protetor solar nos pequenos apenas no verão ou após chegar à praia. A mudança ambiental a que assistimos atualmente implica cuidados cada vez mais antecipados e adaptados às diferentes sensibilidades da pele dos mais pequenos”, explica Manuela Pecegueiro, diretora de Serviço de Dermatologia do IPO de Lisboa.

Aos 18 anos, a pele de cada adolescente já deverá ter recebido mais de 50% dos raios solares de toda a sua vida, e a proteção utilizada é, na grande maioria dos casos, ausente ou fraca, devido à utilização de cremes de proteção ineficazes.

Como tal, os especialistas recomendam a aplicação de cremes protetores à base de ingredientes naturais e não prejudiciais à pele da criança, que devem ser aplicados com o surgimento dos primeiros raios de sol e sempre antes de a criança sair de casa.

O fator de proteção deve ser sempre superior a 50 (SPF50+), o índice máximo que funciona como um escudo contra as queimaduras solares.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
20 Outubro
Nos dias 20 e 21 de outro, o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO...
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.