PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Rapar o cabelo a favor do combate ao cancro chega à Indonésia
2012-05-07
Fonte: Jacarta Globe

Existem no mundo muitas fundações que têm vindo a promover diferentes abordagens para angariar fundos de apoio à investigação em cancro pediátrico, entre as quais a criação de uma corrente humana de pessoas que rapam o cabelo para receber doações.

O ato simbólico de rapar o cabelo é um sinal de solidariedade que também é popular na Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Singapura. Estes esforços globais têm ajudado a aumentar a deteção precoce do cancro um pouco por todo o mundo e agora chegaram à Indonésia.

“Shave for Hope” (Rapar pela Esperança) é o evento que decorrerá na cidade de Gandaria, na Indonésia, a 27 de maio, numa iniciativa que espera atrair mais de mil participantes prontos para raparem o seu cabelo para arrecadar dinheiro e sensibilizar para a problemática das crianças com cancro.

O evento será organizado pela Yayasan Pita Kuning Anak Indonésia (Fundação Indonésia de Crianças com Cancro), uma organização não governamental que apoia crianças com cancro no Hospital Oncológico Dharmais, em Jacarta.

Na Indonésia, cerca de 120 crianças por cada um milhão tem cancro. Os organizadores do evento estão determinados a introduzir programas de sensibilização, dinheiro e apoio, além de terem ainda como premissa eliminar o estigma do “careca” que se coloca em torno de um doente com cancro sujeito a quimioterapia.

Ao ouvir a palavra cancro, a primeira coisa que surge na mente de muitas pessoas é a quimioterapia e os seus efeitos colaterais inevitáveis, incluindo a perda de cabelo. Perder o cabelo pode ser um estigma visual que também significa uma perda de confiança e na luta contra o cancro.

"Queremos mostrar a essas crianças que ser calvo não os pode impedir de serem confiantes e lutarem pelos seus sonhos", recordam os organizadores.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.