PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Novo tratamento contra tumores cerebrais em crianças testado por investigador português
2011-03-18
Fonte: Lusa

Uma equipa internacional deverá iniciar, já este ano, a realização de testes clínicos para avaliar a eficácia de um novo tratamento contra tumores cerebrais em crianças, revelou à Lusa o investigador português Pedro Castelo-Branco, que integra o grupo de trabalho o Centro de Pesquisa de Tumores Cerebrais Arthur e Sonia Labatt, do Hospital “Sick Kids” , no Canadá.

O tratamento consiste na utilização de inibidores de telomerase que têm a capacidade de impedir que as células cancerígenas se possam multiplicar, segundo o artigo publicado em Janeiro na revista “Clinical Cancer Research” da Associação Americana de Investigação do Cancro.

Recentemente, o mesmo grupo de investigação descobriu que as células estaminais normais, responsáveis pelo desenvolvimento infantil saudável, não necessitam da enzima telomerase para sobreviverem e que esta enzima se encontra nas células iniciais de tumores cancerígenos. 

Pedro Castelo-Branco explicou que o tratamento, que deverá ser aplicado já este ano em crianças com cancro, é específico “na erradicação de células tumorais sem afectar o desenvolvimento normal infantil”. 

O investigador lembra que “os tumores pediátricos neuronais - tumores cerebrais e neuroblastomas - são a maior causa de morbilidade e mortalidade em cancro infantil”. A agressividade deste tumor deve-se à sua capacidade de reincidir “após o tratamento com radioterapias, quimioterapias e cirurgia”. 

A terapia incide principalmente no tratamento de tumores cancerígenos infantis, mas tem também um potencial de aplicação em tumores neuronais nos adultos, assegura ainda o cientista.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.