PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Nova publicação aborda cuidados destinados a adolescentes e jovens adultos com cancro
2011-03-16
Fonte: Scienceblog

Os adolescentes e jovens adultos afectados pelo cancro necessitam de cuidados psicológicos orientados para conseguirem superar as situações traumáticas que surgem como consequência da doença, defendem especialistas.

A faixa etária dos adolescentes e jovens adultos apresenta alguns desafios à comunidade médica, não só porque exige uma verdadeira colaboração entre oncologistas, pediatras e médicos, mas também porque estes doentes oncológicos não só sofrem com a doença, como lidam, nesta fase, com questões de desenvolvimento psicossocial. Os médicos ressalvam que é fundamental ter a consciência de como o diagnóstico de cancro interfere no seu desenvolvimento.

Num debate de profissionais de diferentes áreas, cujos resultados serão publicados na primeira edição do “Journal of Adolescent e Jovem Adulto Oncology (JAYAO  – sigla em inglês)”, em Abril, médicos de oncologia pediátrica, de adolescentes e de jovens adultos traçaram estratégias de gestão da doença nesta área especializada.

Vários factores contribuíram para o crescente reconhecimento de que adolescentes e jovens adultos – designação definida pelo Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos como doentes a quem foi diagnosticado cancro com idade entre 15-39 anos - são um grupo distinto de doentes com cancro que não obtiveram melhorias na taxa de sobrevivência global semelhantes às de doentes mais jovens e outros mais velhos.

As razões destas diferenças não foram totalmente esclarecidas, mas muitos especialistas suspeitam que as mesmas possam surgir de factores que actuam de forma independente ou em sintonia, incluindo as diferenças biológicas, diferentes protocolos de tratamento médico, escassez de ensaios clínicos relevantes, entre outros.

Além dos adolescentes e jovens adultos recém-diagnosticados com cancro, os médicos falam ainda numa comunidade crescente de doentes nesta faixa etária que sobreviveram ao cancro na infância e que necessitam, de igual modo, de um acompanhamento especializado, seguindo as recomendações de muitas pesquisas que têm demonstrado que o cancro é uma doença crónica e que a sobrevivência dos doentes pode estar sujeita a consequências do tratamento, incluindo problemas de coração, metabólicos e respiratórios ou infertilidade.

O Jornal de Oncologia do Adolescente e Jovem Adulto (JAYAO) é a publicação oficial da Sociedade de Oncologia para Adolescentes e Jovens Adultos (SAYAO – sigla em inglês). A revista trimestral, que será lançada na Primavera de 2011, é dedicada à promoção da investigação interdisciplinar, educação, comunicação e colaboração entre profissionais de saúde que trabalhem na área da oncologia de adolescentes e jovens adultos.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Outubro
No dia 21 de Outubro, a Make-A-Wish organiza a 5ª Edição do Cycle-A-Wish by Night. As...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a cidade do Porto irá acolher o 18.º Congresso Nacional de...
26 Outubro
De 26 a 29 de outubro, decorre o 14º Congresso Nacional de Oncologia, sob o tema “Oncologia na Era...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.