PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas sintetizam composto de bactéria marinha com potencial anticancerígeno
2011-03-15
Fonte: Sciencedaily

Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, sintetizaram, pela primeira vez, um composto químico denominado aglicona lomaiviticin. Esta acção pode promover o desenvolvimento de uma nova classe de moléculas capazes de actuar e destruir células-tronco cancerígenas. 

O potencial anticancerígeno do lomaiviticin tem despertado a curiosidade de especialistas em todo o mundo, desde que o produto foi descoberto em 2001. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Yale foi a primeira a tornar possível a obtenção de uma quantidade significativa do composto, produzido por uma bactéria marinha rara.
  
Seth Herzon liderou a equipa de químicos que criou pela primeira vez a aglicona lomaiviticin, numa pesquisa que abre novas perspectivas de tratamento por quimioterapia, testando procedimentos que possam ter como alvo as células-tronco do cancro.

O cientista salienta a importância deste trabalho, lembrando que “este composto é estruturalmente muito diferente de outros produtos naturais, o que tornou extremamente difícil a sua sintetização em laboratório".
 
O artigo publicado na revista da Sociedade Americana de Química sublinha que a descoberta contribuirá, em larga escala, para o desenvolvimento de terapias mais específicas para tratamento de vários tipos de tumores, entre os quais a leucemia.

Os especialistas esperam dar um passo determinante num curto espaço de tempo, a fim de avançar em breve para os testes com animais.
 
Herzon assegura que “este é um grande exemplo da sinergia entre a química básica e as ciências aplicadas", recordando que “a meta original de sintetizar o produto natural” conduziu a equipa para uma descoberta que poderá reflectir um grande impacto "na medicina humana".
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.