PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Universidades nos EUA fazem nova descoberta em terapias contra o cancro
2012-03-18
Fonte: Ultimate West U

Pesquisadores da Universidade Rice e do Centro Oncológico MD Anderson da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que uma mistura de substâncias já identificadas e nanopartículas de carbono tem potencial para melhorar o tratamento de tumores da cabeça e pescoço, sobretudo quando combinada com a terapia de radiação.

Num comunicado, os investigadores explicam que a terapia utiliza nanopartículas de carbono para encapsular drogas quimioterápicas, fazendo-as chegar diretamente às células cancerígenas alvo.

Um artigo sobre a pesquisa publicado no American Chemical Society Journal explica que a técnica combina os compostos paclitaxel e cetuximab com clusters de carbono hidrofílicos com polietileno glicol, conhecidos como PEG-HCC.

O cetuximab é um anticorpo monoclonal que se liga exclusivamente ao recetor de fator de crescimento epidérmico, um recetor da superfície celular expresso em grande quantidade em 90% dos tumores da cabeça e pescoço de células escamosas.

O paclitaxel, por sua vez, é um agente ativo na quimioterapia, utilizado para tratar cancros do pulmão, mama, ovário, cabeça e pescoço. Combinados, estes dois agentes assumem um forte potencial para atacar as células tumorais.

O novo composto resultante é solúvel em água e é mais eficaz na segmentação de tumores do que o taxol, evitando os efeitos tóxicos nas células saudáveis adjacentes.

A equipa de especialistas vê potencial para usos clínicos de PEG-HCCS em tumores cerebrais e lesões traumáticas no cérebro, bem como na quimioterapia, mas admite que a introdução de tais medicamentos para uso humano terá ainda um longo caminho a percorrer.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.