PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Técnica de rejuvenescimento invertida pode ajudar a combater leucemia
2011-03-14
Fonte: Ciência Hoje

Uma equipa de especialistas da Universidade Central de Taiwan e do Hospital Geral Cathay desenvolveu uma nova técnica de rejuvenescimento por meio da injecção de genes. A injecção continha quatro genes (Out4, Sox2, Klf4 e c-Myc) em células consideradas maduras.

A injecção destas células nas chamadas “chaves da vida” promoveu uma regressão do relógio celular e a sua fixação de novo num estado idêntico ao da fertilização. A técnica não vai necessitar da injecção dos genes em vírus, que previne a contaminação, não necessitando de células embrionárias.

De acordo com os resultados dados a conhecer pela equipa, as experiências observaram um sucesso entre 0,3% a 1%. A mesma equipa criou ainda um método capaz de recolher rapidamente células estaminais, uma técnica que, no futuro, poderá ser pertinente no tratamento de leucemia.

Os investigadores reportaram que o processo desencadeado passa por usar uma estrutura cúbica, uma membrana celular nanométrica, com capacidade para filtrar e recolher células estaminais em tempo muito mais reduzido do que o normal.

A nova técnica pode ainda auxiliar no aumento da velocidade a que as células estaminais cultivadas crescem, em pelo menos seis vezes. O menor tempo observado na execução revela-se importante pois as células do cordão umbilical não existem numa quantidade considerável, em termos de armazenamento.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.