PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Biomarcadores indicam maior risco de problemas do coração em crianças com leucemia
2012-03-11
Fonte: Fierce Biomarkers

A substância doxorrubicina, que é usada para tratar crianças com leucemia linfoblástica aguda (tipo de sangue que afeta o sangue), pode gerar danos irreversíveis ao coração, de acordo com um estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

A equipa de pesquisadores norte-americanos avaliou determinados biomarcadores cardíacos e concluiu que um olhar atento sobre estes indicadores poderia dar aos médicos uma perspetiva de quais as crianças que se encontram em risco mais elevado de virem a ter estes problemas.

A pesquisa avaliou crianças com leucemia aguda tratadas com doxorrubicina, focando o seu estudo em três biomarcadores que indicam danos no coração, a troponina T (cTnT) - um biomarcador lesão cardíaca; N-terminal pro-peptídeo natriurético cerebral (NT-proBNP) - um biomarcador cardiomiopatia; e elevada sensibilidade à proteína C reativa (PCRus), uma doença inflamatória.

Os cientistas descobriram que os níveis de cTnT e NT-proBNP foram aumentados em crianças que receberam doxorrubicina, o que sugere danos no coração ou até mesmo a morte do músculo cardíaco.

O aumento dos níveis de biomarcadores foi também relacionado com alterações na espessura da parede do coração quatro anos mais tarde, o que indica danos a longo prazo e aumento do risco de problemas cardíacos no futuro, segundo a pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology.

Embora sejam necessários estudos de validação definitivos para estabelecer a utilidade clínica destes indicadores, o estudo mostrou que os biomarcadores cTnT e NT-proBNP podem ajudar a prever a cardiotoxicidade em crianças que sofrem com este tipo de leucemia, indicam os autores do estudo.

A ideia é ajudar os médicos, no futuro, a “maximizar a eficácia oncológica, minimizar a cardiotoxicidade e ajudar sobreviventes a longo prazo a alcançarem uma melhor qualidade de vida", sublinham.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.