PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Novo aparelho portátil faz diagnóstico de cancro em apenas uma hora
2011-03-07
Fonte: Bloomberg

Cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um scanner portátil que pode detectar sinais de cancro de forma rápida e simples, utilizando apenas um pedaço de tecido.

O aparelho designado por microNMR, do tamanho de um telefone, é o sistema mais pequeno do mundo no diagnóstico de cancro, utilizando anticorpos e partículas  magnéticas para detectar sinais de tumores, segundo um artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

O sistema requer a extracção de células, recorrendo a uma agulha, sem necessidade de remover grandes quantidades de tecido por cirurgia, explicam os pesquisadores.

Esta técnica de identificação de tumores malignos  é acessível, tornando-se sobretudo numa mais-valia para os países mais pobres, explica César Castro, co-autor do estudo e médico no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

O aparelho pode ser usado para o diagnóstico, mas também permite aos especialistas avaliarem a progressão do tumor e reacção aos tratamentos. O dispositivo fornece resultados em menos de uma hora, no que se traduz num efectivo ganho de tempo, contrariamente ao tempo de espera das actuais biopsias.

Nos exames realizados até ao momento, a tecnologia revelou-se mais precisa do que os actuais testes, tendo alcançado uma precisão de 96% em comparação com os 84% dos testes actuais.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.