PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estudo destaca papel da glutamina no crescimento de tumores de células B
2012-01-16
Fonte: Johns Hopkins Medicine

As células cancerígenas são conhecidas por usarem elevadas quantidades de glicose para a energia a fim de promoverem o seu crescimento e proliferação, mas um estudo recente mostra que as células B podem usar glutamina na ausência de glicose para a sua replicação celular e sobrevivência, especialmente sob condições de baixos níveis de oxigénio.

Num artigo publicado na revista Cell Metabolism, pesquisadores do Instituto de Ciências do Cérebro Johns Hopkins, nos Estados Unidos, referem que a descoberta é fundamental para o desenvolvimento de terapias inovadoras contra o cancro porque estas oferecem evidências de que restringir o crescimento dos tumores de células B pode ser possível através de uma enzima que inibe a glutamina - a glutaminase.

Os pesquisadores já utilizaram com sucesso em laboratório um inibidor que impediu o crescimento de células cancerígenas B.

Uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre o metabolismo de células tumorais e a sua capacidade de reprogramar caminhos bioquímicos em situações de stress metabólico pode ajudar a criar novas abordagens terapêuticas que atuem diretamente sobre o metabolismo do tumor, referem os especialistas.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
16 Março
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá organizar, em Coimbra, no dia 16...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.