PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Reciclagem de proteínas potencia crescimento de tumores
2011-12-22
Fonte: BBC

Um grupo de especialistas norte-americanos chegou à conclusão de que os tumores cancerígenos conseguem evoluir e potenciar o seu crescimento através de uma reciclagem de proteínas.

Cientistas do Colégio de Medicina Albert Einstein da Universidade de Yeshiva, nos Estados Unidos, acreditam ter descoberto um novo alvo que permita a criação de novas terapias oncológicas, depois de terem identificado um método de reciclagem de proteínas utilizado por alguns tumores.

O procedimento, designado por "autofagia mediada por chaperones" (CAM, na sigla em inglês) e utilizado frequentemente pelas células para remover compostos danificados do seu interior, é usado pelos tumores cancerígenos para reciclar proteínas, o que lhes permite potenciar o seu rápido crescimento, assegurando a diferenciação de mais de 30 tipos de células tumorais. 

Os resultados apurados no estudo sugerem que a reciclagem de proteínas no corpo pode ser um passo importante na formação de tumores, segundo descrevem os cientistas num artigo publicado na revista Science Translational Medicine, onde equacionam a possibilidade de criar inibidores de CAM, a fim de impedir o crescimento da massa tumoral e a sua propagação.


Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
21 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.