PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fundação Bissaya Barreto entrega prémio monetário à Acreditar
2011-11-21
Fonte: press release

A Fundação Bissaya Barreto (Coimbra) vai entregar, no próximo dia 26 de Novembro, o Prémio Nuno Viegas do Nascimento 2011, no valor de 50 mil euros, à Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Entregue pelo terceiro ano consecutivo, o prémio é uma das maiores distinções pecuniárias atribuídas, em Portugal, nesta área de intervenção social e de protecção à infância e aos idosos, educação, formação e cultura.

A Acreditar ganha assim o melhor projecto a concurso sobre o tema específico “Saúde na Criança: Alavanca da Cidadania”. O prémio visou “distinguir projectos, tecnologias e/ou práticas de cuidados de saúde inovadores e integradores, desenvolvidos em Portugal, que demonstrassem, pelo seu cariz solidário e humanitário, acrescentar valor de diferenciação positiva ao processo de dignificação e promoção das condições de vida da criança e, em particular, da criança vítima de doença”.

Sob o lema “Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança”, a Acreditar promove um modelo de intervenção integrado e articulado com os hospitais, destinado a dignificar e melhorar as condições de vida da criança com cancro nas vertentes familiar, hospitalar, escolar e social.

Para além da acção prestada em contexto hospitalar (apoio emocional e humanitário centrado na criança e sua família), dos projectos na área dos Cuidados Paliativos Pediátricos (prestados no hospital e no domicilio), a Associação criou também as Casas Acreditar, residências temporárias para acolhimento gratuito da família e da criança que, sujeita a longos períodos de tratamento, se vê obrigada a afastar-se da sua área de residência longínqua.

Estas Casas acolhem não só crianças com cancro, como também crianças vítimas de outras doenças. O projecto “Aprender+” e o “Apoio Pedagógico e de Estimulação de Funções Cognitivas a crianças e jovens” proporcionaram à criança com doença oncológica oportunidades de desenvolvimento para uma mais fácil reintegração escolar.

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar em Coimbra, no dia 26 de Novembro, pelas 11h00, no Auditório do Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação Bissaya Barreto.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
 
 
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.