PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Tratamento experimental pode beneficiar crianças com leucemia e linfoma de células B
2011-11-07
Fonte: Children's Hospital of Philadelphia

O Hospital Infantil da Filadélfia está a recrutar crianças com cancro para um estudo clínico inovador denominado por programa CART19, que visa a activação do sistema imunológico para potenciar o combate a vários tipos de leucemias (tumores que afectam o sangue), ou linfomas (sistema linfático).

As linhas gerais do programa CART19 visam a alteração das células T (tipo de célula do sistema imunitário) de cada criança impulsionando-as a atacar tipos específicos de cancro nas suas células-B (tipo de célula do sistema imunitário).

A nova Fase I do ensaio clínico pediátrico começa a registar um número muito pequeno de crianças com leucemia de células B e linfoma de células B que resistem ao tratamento padrão, motivo pelo qual se torna necessário recrutar novos doentes.

Ao aproveitar as próprias células do sistema imunológico da criança para combater o cancro, esta abordagem de imunoterapia tem potencial para garantir “um verdadeiro passo em frente no avanço de tratamentos para a leucemia infantil”, referem os investigadores.

Em estudos com animais, uma dose única de células T modificadas, apuradas para atacar as células de leucemia, conseguiram atingir o alvo num prazo máximo de 72 horas. O estudo CART19 actual é focado principalmente na segurança do tratamento, pelo que, segundo os investigadores, se essa abordagem se mostrar segura, ensaios futuros irão testar a sua eficácia.

Os candidatos para os novos testes são crianças que apresentem recidiva da doença ou células B de leucemia ou linfomas resistentes à quimioterapia.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.