PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Células estaminais do cordão umbilical podem combater o cancro
2011-11-01
Fonte: press release

No âmbito do Dia Nacional da Luta contra o Cancro, que se celebra esta terça-feira, 1 de Novembro, a BEBÉ VIDA, banco privado de criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical, relembra a importância destas células no combate ao cancro.

As células estaminais adultas são células multipotentes, capazes de originar alguns tipos de tecidos, e podem ser encontradas na medula óssea, no sangue periférico após estimulação adequada e, ainda, no sangue e no tecido de cordão umbilical. 

Desde 1988 que as células estaminais hematopoiéticas (multifuncional e com elevada capacidade de reprodução) do sangue do cordão umbilical, que podem originar a componente celular do sangue, têm sido utilizadas para o tratamento alogénico (que não recorre a células do próprio doente) de patologias oncológicas e pré-malignas, tais como leucemias mielóides e linfóides agudas e síndromes de insuficiência medular congénita.

Segundo a Dra. Marika Bini, Médica Imuno-hemoterapeuta e Directora Clínica da BEBÉ VIDA “o sangue de cordão umbilical, em particular, constitui uma preciosa fonte de células estaminais adultas, hematopoiéticas e não hematopoiéticas, e contém, como o sangue periférico, uma subpopulação de linfócitos, chamados células natural “killer” (NK), cujas propriedades citotóxicas (nocivas às células) directas as tornam boas candidatas para a investigação de novas terapias antitumorais”. 

O laboratório da BEBÉ VIDA e o laboratório de Citometria do Centro Hospitalar do Porto estão a desenvolver um projecto de investigação para melhor caracterizar as propriedades fenotípicas (propriedades genéticas que sofrem influência do meio externo) e citotóxicas das diferentes populações de células NK no sangue de cordão umbilical, “facto que poderá contribuir para delinear novas opções terapêuticas contra o cancro no futuro”, acrescenta a especialista.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.