PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Portugal não realiza transplantes hepáticos pediátricos há três meses
2011-10-07
Fonte: TVI

A realização de transplantes hepáticos em crianças está suspensa há três meses em Portugal. O único cirurgião que fazia esse tipo de operação no país, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, foi para o Instituto Português de Oncologia. Várias patologias graves, como o cancro, por exemplo, podem fazer com que as crianças necessitem de receber um novo fígado para manter as suas funções orgânicas essenciais.

Desde Julho que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) não está a realizar transplantes de fígado em crianças porque o único clínico com competência para fazer esse tipo de intervenção deixou de trabalhar nos HUC e foi para o IPO, sem ter sido substituído na unidade.

Leal da Costa, secretário de Estado da Saúde, admitiu que a ausência de transplante hepático pediátrico no país é um problema e afirmou que o Executivo pretende solucionar a questão através da criação de um grande centro de transplantes para crianças e adultos.

Os doentes pediátricos portugueses em situação mais grave que necessitaram de fazer transplantes hepáticos nos últimos três meses foram encaminhados para o Hospital La Paz, em Madrid, Espanha, que, por enquanto, tem solucionado o problema.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
15 Março
O III Congresso Internacional de Imagem Médica e Radioterapia realiza-se em Castelo Branco, entre...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.