PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Sobrevivente escocesa dá a cara por campanha que celebra Setembro Dourado
2018-09-14
Fonte: Edinburgh News

A corajosa Kira Noble uniu forças com uma mãe, cujo filho morreu de leucemia, para lançar uma campanha de consciencialização para o cancro infantil que ajude os pais a identificar os sintomas da doença.

A adolescente de 15 anos, natural de Edimburgo, na Escócia, conquistou o coração de muitas pessoas depois de se ter tornado conhecida enquanto travava uma dura batalha contra um neuroblastoma.

Kira é agora a embaixadora da campanha “Glow Gold”, uma iniciativa que foi lançada no Castelo de Edimburgo para dar início ao Setembro Dourado - mês internacional da sensibilização para o cancro infantil, na Escócia.

A campanha é liderada por Pamela Laidlaw, uma mãe cujo seu "lindo menino" Kai passou a maior parte da sua curta vida a lutar contra uma leucemia, que acabou por lhe tirar a vida aos 3 anos de idade.

Numa altura em que Pamela assinala os 5 anos desde que o seu filho foi diagnosticado, esta mãe lidera a campanha com outras mães cujos filhos também foram diagnosticados com cancro, com o intuito de salvar vidas, ajudando os pais a terem acesso a todas as informações que necessitam para saberem identificar os sintomas do cancro infantil o mais cedo possível.

“Eu irei questionar-me para sempre: e se?”, disse Pam, emocionada. “E se eu estivesse munida com a informação certa e soubesse como identificar os sintomas? Há muita informação online, é verdade, mas ver todas aquelas informações, muitas delas falsas, é demasiado assustador, principalmente quando o nosso filho, ou filha, está doente”. 

"O que os pais precisam é de ter acesso a informações confiáveis, para conhecer os sintomas desta doença”, afirmou. 

Kira #themachine, como é conhecida, deu início à campanha com uma bicicleta dourada, inscrita com nomes de crianças que perderam a batalha contra o cancro.  

As bicicletas foram doadas por familiares e amigos de crianças com cancro infantil e pela Estação de Bicicletas da cidade, e doadas a crianças por toda a cidade de Edimburgo.  

A campanha “Glow Gold” irá também criar um boletim informativo sobre os sintomas do cancro, que será entregue a vários pais. Ao mesmo tempo, Pam e as outras mães vão fazer lobby por mudanças na forma como o cancro infantil é tratado a nível nacional

“Eu tenho que garantir que a morte do Kai fez a diferença”. Para Pam, é esta a sua missão.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
22 Novembro
O 15.º Congresso Nacional de Oncologia está agendado para os dias 22, 23 e 24 de novembro e terá...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.