PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


St. Baldrick's Foundation investe 8 milhões de dólares em equipa de sonho da Stand Up To Cancer para combater cancro infantil
2018-08-15
Fonte: Eurekalert

A Stand Up To Cancer, uma organização criada pela St. Baldrick's Foundation para combater o cancro infantil, deu um incentivo de 8 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros) a uma “equipa de sonho”, para que esta continue a desenvolver novas abordagens de imunoterapia para o cancro pediátrico de alto risco. 

No total, esta organização é composta por um consórcio de 8 instituições que irão investir mais de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros).  

"Estamos muito satisfeitos por poder continuar o trabalho que começámos graças a este novo financiamento. O apoio contínuo da St. Baldrick's Foundation irá permitir-nos aproveitar ainda mais as descobertas feitas nos primeiros 4 anos com um foco mais refinado no desenvolvimento de novos ensaios clínicos de imunoterapia para crianças com cancro de alto risco”, disseram os investigadores que fazem parte desta Dream Team, como é apelidada.

Inicialmente, a St. Baldrick's Foundation e a Stand Up To Cancer forneceram a esta equipa de sonho, composta por mais de 150 investigadores de oito instituições, 14,5 milhões dólares (cerca de 12,7 milhões de euros) ao longo de um período de quatro anos, que começou a partir de 2013. A Dream Team trabalhou para melhorar e expandir a imunoterapia em cancros infantis. 

Em particular, a equipa integrou conhecimentos do campo da genómica em imunoterapia para identificar novos alvos terapêuticos e desenvolver novos medicamentos. 
Além disso, a pesquisa concentrou-se no motivo pelo qual a imunoterapia funciona em alguns casos e não em outros. 

Esta Dream Team do cancro infantil tem sido uma das mais bem-sucedidas a nível mundial; entre outras conquistas, os membros da equipa lideraram esforços para desenvolver a terapia de célula T do recetor de antígeno quimérico CD19 (CAR T) para a leucemia linfoblástica aguda de células B, contribuindo substancialmente para a aprovação dada pelo regulador de saúde norte-americano (FDA). 

Estes cientistas fizeram grandes avanços para determinar o porquê de os cancros infantis “escaparem” do sistema imunológico antes ou depois das imunoterapias. Para além disso, também desenvolveram uma maneira de gerir melhor as complicações, por vezes graves, da imunoterapia. 

Ao longo destes quase 5 anos de existência, a equipa lançou mais de 24 ensaios clínicos, que envolveram mais de 700 pacientes; publicou mais de 100 manuscritos revistos por especialistas, muitos deles com descobertas fundamentais; por último, a equipa concebeu 16 novas patentes e conseguiu angariar mais de 50 milhões de dólares (cerca de 43 milhões de euros) em bolsas de pesquisa adicionais, muitas delas focadas no estabelecimento de jovens investigadores no campo do câncer pediátrico.

"A Dream Team tem estado na vanguarda da descoberta genómica e no teste de novas opções de tratamento para dar às crianças com cancro a melhor probabilidade de sobrevivência, com menos efeitos secundários a longo prazo", disse Kathleen Ruddy, CEO da St. Baldrick's Foundation. 

"O progresso feito pela Dream Team, especialmente no que toca a cancros do sangue, é extraordinário, e estamos muito animados por ver estes investigadores a avançar com as suas descobertas para o campo dos tumores sólidos, o que traz esperança a muitos mais pacientes com cancro infantil”, continuou. 

Com este enorme investimento, a Dream Team irá concentrar-se cada vez mais nos cancros infantis que, até agora, não se têm conseguido tratar com as terapias atuais. 
As descobertas desta equipa serão transferidas para testes clínicos iniciais nos próximos 4 anos, sendo que o financiamento para cada ano dependerá do sucesso contínuo.

A equipa continuará a trabalhar dentro da estrutura científica da Stand Up To Cancer como uma equipa multidisciplinar e multiinstitucional engajada em pesquisas translacionais aceleradas. 

Desde a sua criação em 2008, a Stand Up To Cancer lançou 24 Dream Teams.

"Estamos muito felizes em continuar a trabalhar dentro da estrutura da Stand Up To Cancer com financiamento da St. Baldrick's Foundation", disseram os investigadores. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.