PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


St. Jude Children's Research Hospital lança plataforma online de apoio à pesquisa do cancro infantil
2018-08-10
Fonte: Eurekalert

O St. Jude Children's Research Hospital lançou o St. Jude Cloud, uma plataforma online de partilha de dados e colaboração que fornece a investigadores o acesso ao maior repositório público mundial de dados genómicos pediátricos de cancro. 

Desenvolvido em parceria com a DNAnexus e a Microsoft, o St. Jude Cloud fornece recursos acelerados de mineração de dados, análise e visualização num ambiente seguro. 

"Partilhar pesquisas e descobertas científicas é vital para promover a cura e salvar vidas, especialmente no caso de doenças raras como o cancro pediátrico", disse James R. Downing, presidente e diretor executivo da instituição”. 

“Esta plataforma partilha dados e recursos desde a sua fundação, e a colaboração com investigadores de todo o mundo está no centro de nossa missão. O St. Jude Cloud oferece o acesso a dados genómicos e ferramentas de análise que conduzirão a um progresso mais rápido em direção à tão necessária cura de doenças infantis”, continuou. 

O St. Jude Cloud é um recurso único que oferece a especialistas de todo o mundo o maior repositório público de dados genómicos do cancro infantil. A plataforma interativa permite que sejam explorados mais de 5 mil conjuntos de dados genómicos completos, sendo que até 2019 os seus criadores esperam poder disponibilizar mais 10 mil sequências de genomas inteiros. Os dados partilhados foram gerados a partir de três grandes iniciativas genómicas apoiadas pela instituição. 

Além de dados de sequenciamento de próxima geração de alta qualidade, o St. Jude Cloud apresenta uma coleção de ferramentas de bioinformática que ajuda especialistas, e não especialistas, a obterem novos conhecimentos a partir desses mesmos dados genómicos; a plataforma permite que os dados sejam explorados através visualizações inovadoras e interativas impulsionadas pelo ProteinPaint, um mecanismo de visualização genómica desenvolvido no St. Jude Children's Research Hospital.

A plataforma também permite verificar descobertas de pesquisa de forma bem mais célere.

Por fim, os dados disponíveis no St. Jude Cloud representam um recurso fundamental para entender as raízes genéticas do cancro infantil. A parceria do St. Jude Children's Research Hospital com a DNAnexus e com a Microsoft irá permitir o acesso a esses dados para aproveitar o poder coletivo da comunidade global de pesquisa no avanço da medicina de precisão para doenças pediátricas raras, como o cancro pediátrico. 

"Fornecer dados de sequenciamento genómico à comunidade de pesquisa global e tornar canais de sequenciamento de análise computacional, que eram complexos, facilmente acessíveis levará ao progresso na erradicação desta doença. O St. Jude Children's Research Hospital está comprometido com o sequenciamento e compreensão dos genomas pediátricos há quase uma década, e estamos decididos em continuar a gerar e a compartilhar dados com a comunidade no futuro ".

Os dados disponíveis no St. Jude Cloud são armazenados no Microsoft Azure, que pode manipular conjuntos de dados numa escala maciça, necessários para grandes estudos genómicos, como aqueles que são desenvolvidos na instituição. 

"As parcerias de saúde e tecnologia são fundamentais para os avanços científicos e permitem que grandes mentes trabalhem juntas com o objetivo comum de garantir que um dia as doenças que ameaçam a vida das crianças não sejam mais uma realidade", disse a Microsoft. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.