PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


IPO Porto apoia doentes e famílias em situação de carência económica
2011-10-01
Fonte: press release

Ajudar doentes e famílias que se encontram em grave situação de carência económica e financeira e/ou psicossocial é o objectivo do protocolo que na próxima segunda-feira, 3 de Outubro, vai ser celebrado entre o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), a Fundação Manuel António da Mota e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). A cerimónia vai decorrer no auditório principal do Instituto.

O protocolo, com a duração inicial de um ano, visa a criação de um serviço especializado de apoio social aos doentes oncológicos, bem como às respectivas famílias, que estão a ser acompanhados pelo Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto, em regime de internamento, cuidados ambulatórios ou domiciliários.

O serviço a ser criado com a assinatura do protocolo entre as três instituições vai focar os auxílios nos doentes e famílias que atravessam um período de sérias necessidades económicas, financeiras e psicossociais susceptíveis de prejudicar o bem-estar e qualidade de vida dos utentes em tratamento.

Este novo serviço vai também permitir aos clínicos melhorar a eficiência do acompanhamento prestado, ao contribuir directa ou indirectamente para diminuir o risco de isolamento ou de exclusão social.

A gestão do serviço especializado de apoio social será assegurada pelo IPO Porto, em colaboração com o Núcleo Regional do Norte da LPCC, ficando o financiamento, no valor de 15 mil euros, a cargo da Fundação Manuel António da Mota, instituída em 2010 pelo Grupo Mota-Engil.

Actualmente, o Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto assiste, por ano, mais de 1000 doentes, cuja doença oncológica se encontra em avançado estado clínico.
Fonte: press release
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.