PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Mais de metade dos sobreviventes de cancro infantil pode desenvolver distúrbios hormonais
2018-07-03
Fonte: Science Daily

A American Endocrine Society publicou novas diretrizes que aconselham os profissionais de saúde sobre como diagnosticar e tratar os distúrbios endócrinos que afetam uma parcela significativa dos sobreviventes de cancro infantil nos Estados Unidos. 

A diretriz foi publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism

Dados recentes mostram que quase 50% dos sobreviventes de cancro infantil poderão desenvolver um distúrbio endócrino durante a sua vida. A diretriz fornece recomendações sobre como diagnosticar e gerenciar certos distúrbios endócrinos e de crescimento comummente encontrados nesses sobreviventes. 

O cancro infantil é relativamente raro e, devido às melhorias no tratamento e no atendimento aos pacientes, as taxas atuais de sobrevivência são superiores a 80%. 
Estima-se que até 2020, haverá meio milhão de sobreviventes só nos Estados Unidos. 

Mas estes sobreviventes enfrentam um risco maior de desenvolver complicações médicas graves, mesmo décadas após o término do tratamento oncológico. Distúrbios endócrinos são especialmente prevalentes nesta população, geralmente como resultado de tratamentos anteriores, particularmente pela exposição à radioterapia.

"Os sobreviventes de cancro infantil têm um risco grande de desenvolver distúrbios endócrinos, e por isso, as nossas novas diretrizes abordam o crescente risco de distúrbios endócrinos entre esses mesmos sobreviventes, sugerindo melhores práticas para o tratamento de distúrbios hipofisários e de crescimento comummente encontrados nesta população. As diretrizes enfatizam a importância da triagem nesses sobreviventes para a deteção precoce e para o tratamento ideal do paciente”, disseram os investigadores. 

As recomendações incluem a triagem de longo prazo de sobreviventes de cancro infantil que foram submetidos à terapia de radiação cerebral; esta população deve ser examinada quanto a distúrbios do crescimento, deficiências hormonais hipofisárias e puberdade precoce. 

Se uma dessas condições for diagnosticada, na maioria dos casos, os médicos devem tratar esses sobreviventes com as mesmas abordagens utilizadas noutros pacientes que desenvolvem condições endócrinas.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.