PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Hipnose pode ajudar a reduzir o medo do tratamento do cancro em crianças
2018-06-22
Fonte: Eurekalert

Uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, encontrou evidências promissoras de que a hipnose pode reduzir o medo e a preocupação associados às injeções e outros procedimentos, como a extração da medula óssea, em crianças.

Pesquisas anteriores mostraram que esses procedimentos muitas vezes provocam mais ansiedade em crianças e jovens do que o próprio cancro. Até metade das crianças com cancro experimentam um sofrimento emocional clinicamente significativo, o que pode causar angústia adicional para a criança e para as suas famílias tendo, eventualmente, um impacto duradouro na sua saúde mental.

A equipa de investigadores trabalhou com a Devon Integrated Children's Service para analisar todas as evidências disponíveis sobre formas de reduzir essa ansiedade, sem recorrer ao uso de fármacos. 

O estudo foi publicado na Psico-Oncology e foi financiado Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, no Reino Unido. 

“Receber um diagnóstico de cancro enquanto se é criança é algo extremamente angustiante para o jovem e para a sua família. Devemos fazer tudo o que pudermos para melhorar a saúde destas crianças, que a nível físico, quer a nível mental”, disseram os investigadores.

“A hipnose é um recurso de baixo custo, e a nossa pesquisa demonstrou que este método pode ajudar a reduzir o medo e a ansiedade relativa a vários procedimentos, nomeadamente àqueles que utilizam agulhas”, disse a equipa de investigação, que espera agora fazer testes de alta qualidade para demonstrar que a hipnose deve ser adotada nas clínicas.

A equipa também analisou evidências sobre a utilização da música, da realidade virtual e da terapia cognitivo-comportamental, mas os resultados mostraram-se contraditórios.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.