PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Exposição patente na Assembleia da República procura alertar para problemas relacionados com cancro infantil
2018-05-11
Fonte: Público

Desde o dia 9 de maio que está patente, na Assembleia da República, uma exposição que pretende alertar para os problemas de famílias e crianças com cancro. 

Intitulada "Na minha pele, manifesto pelos direitos em oncologia pediátrica", a exposição conta com 20 fotografias, que representam 20 famílias com crianças com cancro, captadas por Miguel Pereira e pintadas por Dora Fontana.

O projeto, que conta com o apoio da Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, surgiu de um grupo de pais cujos filhos foram, ou estão a ser tratados, no Hospital de São João e no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

"Achámos o projeto delicioso, podia ser uma forma de continuarmos o trabalho que já tínhamos começado de sensibilização no que toca aos direitos das famílias", disse Antonieta Reis, do núcleo Norte da Acreditar. 

Como forma de alerta para a temática do cancro infantil, nomeadamente sobre as dificuldades que muitas famílias com crianças com cancro passam, como por exemplo, o limite de quatro anos de baixa remunerada para o cuidador, a escolha da Assembleia da República como o local para a exposição não foi em vão, e serve como forma de tentar mudar a legislação com vista a minimizar o impacto do cancro infantil nos doentes e na família. 

"Apresentámos o projeto à Assembleia da República que, de imediato, o achou interessantíssimo", disse Antonieta Reis.

Todas as fotografias têm uma legenda com um testemunho, onde “todos dão a cara por eles e pelas outras famílias, a nível nacional". 

A exposição permanecerá na Assembleia da República até ao dia 1 de junho, seguindo depois para o Porto. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.