PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Descoberto potencial alvo terapêutico para sarcoma de Ewing
2018-04-06
Fonte: Eurekalert

Investigadores do Instituto de Pesquisa Biomédica Bellvitge (IDIBELL), em Espanha, conseguiram correlacionar o recetor da membrana EphA2 com a capacidade metastática de tumores no sarcoma de Ewing

O grupo de pesquisa identificou um potencial novo alvo terapêutico para o sarcoma de Ewing, o segundo cancro mais frequente em crianças e adolescentes conhecido pela sua agressividade e tendência a metastizar. 

A pesquisa, publicada no International Journal of Cancer, foi financiada quase inteiramente pela Fundação Alba Pérez, uma organização sem fins lucrativos dedicada a esta doença.

Durante anos, a principal linha de pesquisa deste grupo de investigação focou-se na caveolina 1 (CAV1), uma proteína que tem sido associada à resistência ao tratamento e à metástase; no entanto, a localização desta proteína na célula torna o seu uso como um alvo terapêutico praticamente impossível. 

“Estávamos a procurar um cofator CAV1 com um papel igualmente relevante, mas num local mais acessível, e o recetor de membrana EphA2, já descrito em estudos anteriores, cumpria a esses requisitos", explicaram os investigadores.

No seu último trabalho, os especialistas não só demonstraram a conexão entre o recetor EphA2 e a caveolina 1, como também estabeleceram uma correlação entre a fosforilação de EphA2 e a agressividade dos tumores no sarcoma de Ewing. 

"Em vários testes in vitro e in vivo, observámos que este recetor de membrana desempenha um papel fundamental na migração das células tumorais", acrescentaram.

Em relação aos estudos in vivo, a equipa usou dois modelos diferentes: o modelo artificial de metástase, mais experimental, que permitiu aos especialistas avaliarem a capacidade das células de aderir ao epitélio pulmonar em condições adversas; por outro lado, o novo modelo ortotópico, desenvolvido pelo mesmo grupo, que induz uma metástase espontânea semelhante ao observado em ambientes clínicos.

"No laboratório, mostrámos que a falta do recetor EphA2 diminui significativamente a incidência e o número de metástases. Para além disso, também vimos que 90% dos pacientes com sarcoma de Ewing expressam esse recetor (imitando a caveolina 1), um fato fundamental quando se trata de selecionar o EphA2 como alvo terapêutico e, ao mesmo tempo, correlacionar a atividade independente do ligante EphA2, associada à sua fosforilação, com menor sobrevida”, disseram os investigadores. 

Graças ao apoio financeiro Fundação Alba Pérez, a equipa continuará a trabalhar no desenvolvimento de tratamentos baseados no bloqueio da atividade desse recetor. 

"Através de técnicas de nanoengenharia de fármacos, pretendemos desenvolver uma molécula com duplo efeito, capaz de bloquear o EphA2 nas células tumorais e entregar outros fármacos direcionados ao mesmo tempo", concluíram os autores do estudo. 

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.