PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Fármaco experimental mostra taxa de resposta de 93% em pacientes com cancro pediátrico
2018-04-02
Fonte: Medical Xpress

Um novo medicamento que tem como alvo um gene fundido encontrado em muitos tipos de cancro, foi eficaz em 93% dos pacientes pediátricos testados num estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos. 

A maioria dos medicamentos contra o cancro é direcionada a órgãos ou locais específicos do corpo mas este fármaco, intitulado larotrectinibe, foi o primeiro medicamento contra o cancro a receber a designação de terapia inovadora, por parte do regulador de saúde norte-americano (FDA) para pacientes com uma fusão específica de dois genes nas células cancerígenas, independentemente do tipo de cancro. 

"Em alguns tipos de cancro, uma parte do gene TRK liga-se a outro gene num processo chamado fusão. Quando isso ocorre, o TRK consegue ativar-se quando não o deveria fazer, o que faz com que essas células cresçam. O que é original neste novo fármaco é que é o único fármaco seletivo que bloqueia apenas os recetores de TRK ", disseram os autores. 

De acordo com o estudo, publicado no The Lancet Oncology, o medicamento tem como alvo as fusões de TRK, que podem ocorrer em muitos tipos de cancro, nomeadamente em muitos tipos de cancro infantil raro como, por exemplo, o fibrossarcoma infantil. 

De acordo com os investigadores, "cada paciente com um tumor sólido, positivo para fusão de TRK, tratado neste estudo viu o seu tumor encolher. Esta taxa de resposta observada não tem precedentes".

O larotrectinibe pertence a uma classe de moléculas conhecidas como inibidores de quinase, que atuam reduzindo a atividade enzimática de uma reação celular chave. A seletividade do fármaco significa que ele não causa os efeitos secundários associados a muitos tratamentos tradicionais, sendo que nenhum dos pacientes teve que abandonar o estudo por causa de um efeito secundário induzido pelo fármaco. 

Igualmente importante, a resposta “foi duradoura para a maioria dos pacientes”, ressalvaram os investigadores. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.