PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Registo Oncológico Nacional já tem mais de 3300 doentes inscritos
2018-02-08
Fonte: Público

Foi no passado mês de janeiro que começaram a ser registados, a nível nacional, dados relativos aos diagnósticos de doentes com cancro no Registo Oncológico Nacional (RON).

Apesar do parecer desfavorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), devido a questões de sigilo, esta plataforma informática foi aprovada, permitindo agregar dados de todo o país. Só no ultimo mês, e de acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), as 35 instituições que enviam a informação para o RON, entre hospitais e institutos de oncologia, já inscreveram 3364 novos pacientes. 

De acordo com Henrique Matias, presidente dos SPMS, “houve o cuidado de, no acesso, não permitir que se veja o nome do doente. Ao nível dos dados agregados, não será possível aceder à identidade dos doentes”, garantindo assim que apenas os médicos terão acesso à identificação dos doentes, de forma a tranquilizar as criticas. 

Nesta primeira fase, os SPMS estão a trabalhar de forma a integrar quatros registos oncológicos regionais (Norte, Centro, Sul, Açores), um processo que se prevê estar concluído até Março, com exceção dos Açores, que deverá estar finalizado em Abril ou Maio. Henrique Matias acredita que o RON deverá chegar a uma média de quatro mil inscritos por mês. 

Para além de estar associado ao Registo Nacional de Utentes, o RON ficará também ligado ao Sistema de Informação dos Certificados de Óbito e ao software de vários rastreios, de forma a existir uma harmonização a nível nacional. A longo prazo, um dos objetivos é que seja possível perceber os padrões de prescrição de medicamentos e a efectividade dos rastreios e dos tratamentos.

O director do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, acredita que esta nova plataforma irá permitir “atualizar os dados do cancro em Portugal, monitorizar a verdadeira eficácia destes novos medicamentos que aparecem, não em contexto de ensaio clínico, mas de prática clínica diária”. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.