PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


4.º Seminário de Oncologia Pediátrica já tem programa definido
2018-01-23
Fonte: Fundação Rui Osório de Castro

É já no próximo dia 24 de fevereiro que acontece o 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa promovida pela Fundação Rui Osório de Castro (FROC) que este ano, e pela primeira vez, decorrerá no Hospital Pediátrico de Coimbra. 

O programa, revelado hoje pela organização, contará com os depoimentos de profissionais de saúde e com testemunhos de pessoas, voluntários e familiares, que vivenciaram de perto o flagelo do cancro infantil. 

Moderado pela jornalista Fernanda Freitas, o seminário terá início pelas 10h00, numa sessão de abertura que contará com a presença de Maria Karla Osório de Castro, presidente da FROC, Margarida Cruz, diretora geral da Acreditar, e Fátima Heitor, diretora do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra. 

O primeiro tema do seminário focar-se-á no tempo “Durante o internamento”. Para o debater, foram convidados a enfermeira do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO) de Lisboa, Tânia Santiago, e a professora Clara Santos, do Hospital Pediátrico de Coimbra; Jorge Felício irá falar sobre a Musicoterapia, e Carmen Ferreira, mãe de um menino com doença oncológica, dará o seu testemunho. Estão também programadas as presenças da educadora do Hospital Pediátrico de Coimbra, Dulce Cruz, e de um voluntário da “Voluntários por um Sorriso”.

“Voltar a Casa” será o segundo tema em debate; nesta fase, o seminário terá como palestrantes Rita Pires, enfermeira no Hospital São João do Porto, Rosa Gomes, assistente social no Hospital Pediátrico de Coimbra, e Laura Santos, mãe de outro menino com doença oncológica. 

Após o almoço, debater-se-á o “E Depois?”, pelas palavras de Ana Teixeira, pediatra e responsável pela consulta DUROS do IPO de Lisboa, de Neide Areias, psicóloga da Universidade de Coimbra, e pelo testemunho de Júlia Rodrigues, que faz parte dos Barnabés, grupo de sobreviventes da Acreditar.

“A Investigação em Oncologia Pediátrica” será o último tema debatido, com a presença de Manuel Brito, pediatra no serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, e Ximo Duarte, pediatra no serviço de Pediatria do IPO Lisboa e responsável pelo projeto vencedor da 1.ª Edição do Prémio Rui Osório de Castro/Fundação Millennium bcp. 

Será também neste módulo que será entregue, pelas mãos de Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millennium bcp, e de Filipe Osório de Castro, administrador da FROC, o prémio ao projeto vencedor da 2.ª Edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, que este ano foi atribuído a Carla Marques, uma psicóloga clínica do Hospital Pediátrico de Coimbra, pelo seu projeto inovador na área da reabilitação cognitiva online, em crianças e jovens sobreviventes de tumores do sistema nervoso central.  

O seminário terminará com a Sessão de Encerramento, pelas 17h55. 

As inscrições para o 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, gratuitas mas de cariz obrigatório, já se encontram abertas e podem ser efetuadas aqui

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.