PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Pato robot ajuda crianças com cancro a ultrapassarem fases mais assustadoras do tratamento
2018-01-10
Fonte: People

Quando era criança, Aaron Horowitz passou muito tempo em hospitais enquanto fazia tratamentos; com o passar dos anos, o sobrevivente começou a pensar em formas de melhorar o modo como os cuidados de saúde são prestados às crianças.

Dessa vontade surgiu a Sproutel, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, que está a criar um robot projetado para ajudar crianças com cancro a superarem os aspetos mais assustadores e dolorosos do tratamento. 

Intitulado My Special Aflac Duck, este robot em forma de pato utiliza um aplicativo móvel interativo e permite que as crianças organizem as suas rotinas, como as consultas dos médicos, os tempos de brincadeira, a alimentação ou os banhos.

Para além disso, o pato consegue emular o humor dos pequenos pacientes, através de cartões de emoji especiais e assim tentar animar as crianças com música e jogos, caso estejam tristes. 

"O nosso foco é ajudar as crianças a enfrentar estas etapas e apoiá-las em momentos stressantes", disse Aaron, que acrescentou que as crianças diagnosticadas com cancro “perdem algum controlo sobre si próprias”; o pato robot, explica, “é uma forma de as crianças controlarem a sua experiência ".

Muito do desenvolvimento deste robot foi feito com pacientes reais, o que obrigou a experiências de observação, pois alguns pacientes mais pequenos não são verbais, logo não conseguem descrever as suas experiências. 

“Há crianças que ainda não comunicam por muitas palavras e nós conseguimos que elas comunicassem as suas emoções usando “cartões de sentimentos”, afirmou Aaron. 

O robot já foi galardoado com o Tech for a Better World Innovation Award.

Aaron espera que o pato esteja disponível em 2018/2019 ainda que, numa fase inicial, apenas nos Estados Unidos. 
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.