PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Associações europeias pedem à CE que adote novos medicamentos na área da oncologia pediátrica
2017-12-12
Fonte: Dnoticias

Foram mais de 40 as associações europeias na área da oncologia pediátrica que na semana passada  enviaram uma carta ao Comissário Europeu da Saúde, Vytenis Andriukaitis, onde lamentam a falta de investimento nesta área científica.

Entre as associações, representadas pela  Childhood Cancer Internacional (CCI), encontra-se a portuguesa Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. 

Na carta, que surge após se tornarem conhecidas as conclusões de um relatório referente aos progressos realizados nos fármacos para crianças desde que o regulamento pediátrico entrou em vigor há 10 anos, as associações lamentam a falta de investimento na área da oncologia pediátrica e pedem que sejam adotados e aprovados novos fármacos nesta área da medicina.

Para as associações, “os progressos feitos no tratamento da doença são invocados, frequentemente, para confortar os pais quando uma criança é diagnosticada com cancro”, só que, na Europa, “a cura para o cancro avança, exceto para as crianças”.

De acordo com o relatório entregue pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu e ao Conselho da Europa, os tratamentos para o cancro infantil representam apenas 7% da pesquisa nesta área.

“Não podemos aceitar que as indústrias sejam autorizadas a evitar o desenvolvimento de um medicamento que possa beneficiar alguns cancros pediátricos, devido às semelhanças biológicas com o cancro nos adultos”, refere o conjunto de associações.

A CCI pediu ao comissário que defina um “plano de trabalho exequível”, até porque “nenhum acesso à inovação significa nenhuma esperança”.


 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
25 Janeiro
A próxima reunião científica do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia...
21 Fevereiro
No dia 21 de fevereiro, o Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, recebe o Fórum Cancro...
22 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.