PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Crianças brasileiras usam máscaras de super-heróis durante tratamento contra cancro
2017-11-23
Fonte: G1 Globo

As crianças com cancro do Hospital de Fortaleza, no Brasil, fazem um tratamento diferente: enquanto fazem sessões de radioterapia, os pequenos guerreiros usam máscaras de super-heróis.

A ideia surgiu da terapeuta ocupacional Patrícia Citó, que conta com a ajuda de Tarcílo de Alcântara para a confeção das máscaras. "As máquinas de radioterapia são muito grandes e assustadoras para as crianças, daí que tenha surgido a ideia de combater esse medo através de máscaras que lhes dão superpoderes".

O facto dos meninos e meninas terem de ser marcados na pele para fazer a radiação "afeta-lhes a autoestima", uma questão que com as máscaras já não se coloca.

E se a ideia surgiu de Patrícia, a confeção das máscaras surge da boa vontade de Tarcílo de Alcântara, que é quem faz o arranjo das máquinas. As máscaras são confecionadas numa oficina no setor de manutenção do hospital, de acordo com o desejo e os sonhos das crianças, que em 15 minutos viram princesas e heróis.

Para Tarcílo saber que está a ajudar deixa-o "muito feliz". As máscaras são moldadas de acordo com o rosto da criança, num material plástico já utilizado na radioterapia para o tratamento de destruição das células doentes.

O projeto foi premiado nacionalmente como uma iniciativa de humanização da saúde e tem ajudado a diminuir até a quantidade de anestesia nas crianças na radioterapia.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28
 
 
 
 
21 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
22 Fevereiro
O 26.º Encontro de Pediatria, organizado pela ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra,...
24 Fevereiro
O 4.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.