PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Videojogo português conquista primeiro lugar em concurso internacional
2017-11-20
Fonte: Rádio Comercial

O videojogo HOPE, desenvolvido pelo investigador Hernâni Zao Oliveira, foi distinguido com um prémio de 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros) por ter conquistado o primeiro lugar num concurso internacional que distingue tecnologias para doentes oncológicos.

A aplicação foi desenvolvida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pretende promover a atividade física em crianças com cancro. Para além disso, o HOPE também dá ensinamentos sobre o cancro através de ferramentas normalmente associadas ao entretenimento.

Segundo Hernâni Zao Oliveira, o HOPE “pretende responder de forma eficaz a dois problemas existentes em crianças internadas com uma doença oncológica: a ansiedade e o elevado sedentarismo associados à hospitalização". O investigador acrescenta que "toda a narrativa e o design deste jogo foram pensados para cruzar a perspetiva realista da doença oncológica, com base em fotorreportagens dos espaços hospitalares, com o mundo fantástico, onde os principais medos da criança se transformam em superpoderes da sua personagem".

O videojogo foi distinguido, de entre 160 projetos de 21 países, no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional promovido pela multinacional Astellas Pharma, em parceria com o investidor Robert Herjavec; este prémio foi considerado um “importante reconhecimento" pelo investigador.

O projeto português, que já tinha sido dado a conhecer pela FROC, nasceu de uma parceria entre a Universidade do Porto (UP), o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto, e a 'startup' de comunicação em saúde Bright, e deu origem ao desenvolvimento do primeiro laboratório português focado na Literacia em Saúde, o LACLIS - Laboratório de Criação em Saúde.

O investigador principal acredita que a aplicação estará disponível no último semestre de 2018.

 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.