PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estudante da FEUP cria aplicação para ajudar crianças com cancro
2017-11-15
Fonte: JUP

Um estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criou uma aplicação que tem como objetivo ajudar crianças internadas com cancro e dar informações sobre os processos dos tratamentos da doença.

Intitulada HOPE, a aplicação foi criada por Hernâni Zão Oliveira, em 2013, que contribui assim para a causa da oncologia infantil ao fazer uma analogia entre o cancro e os vilões das histórias infantis: as crianças combatem o cancro, como os super-heróis combatem os vilões.

Pensada para os pais, que “acabam por ficar sem saber o que fazer e consultam fontes [de informação] que não são credíveis”, a HOPE “conta a história de uma criança que, ao longo de vários níveis, percorre diferentes espaços (hospital, casa e escola), e conta com vários aliados (a família, o médico, os enfermeiros…”.

Por exemplo, segundo o investigador, “uma coisa que traumatiza muito [as crianças] é o facto de, quando começam a fazer quimioterapia, terem de rapar o cabelo, sobretudo as raparigas”; assim, o primeiro nível do videojogo pretende combater a difícil aceitação por parte das crianças em rapar o cabelo, ao dar um superpoder especial à criança quando esta rapa o cabelo.

De forma a dar veracidade e uma vertente realista ao jogo, Hernâni criou um cenário em tudo semelhante ao cenário circundante do Instituto Português de Oncologia, para que as crianças consigam identificar o espaço do hospital.

Mais, graças a uma tecnologia capaz de detetar os movimentos, existem níveis no HOPE que estimulam a prática de exercício físico.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.