PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Cientistas descobrem químico que pode retardar crescimento tumoral
2017-11-03
Fonte: Medical Xpress

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que o químico AZD6738 conseguia retardar o crescimento tumoral em alguns tipos de cancro infantil.

A investigação, realizada por especialistas dos Estados Unidos, Japão e Alemanha, aplicou o produto em cobaias animais e acredita ter descoberto uma maneira totalmente nova de tratar o crescimento tumoral em crianças.

Uma das principais formas de tratar tumores em adultos é aplicar produtos químicos que servem para reduzir ativamente o tamanho do tumor, mas esta abordagem não funcionou muito bem com as crianças.

Para contornar esse problema, os investigadores estudaram um produto químico que demonstrou ter a capacidade de parar o crescimento tumoral, impedindo as células tumorais de reparar o ADN.

A equipa começou por verificar que pesquisas anteriores mostraram que muitos tipos de tumores de infância dependem de uma via de ADN para sobreviver; esse facto, levou os investigadores a procurar um produto químico que perturbe a via, evitando que a célula conserte o seu próprio ADN.

Segundo os especialistas, estes tumores parecem depender desta via para que esta os “ajude” a superar problemas com o manuseio de quantidades excessivas de uma enzima chamada PGBD5, produzida pelos tumores.

Depois de descobrir que a aplicação do químico AZD6738 às células tumorais impediu-os de crescer, a equipa começou a testar o químico em ratos com células tumorais; este processo causou a paragem do crescimento de dois tipos de tumor, mas não funcionou contra outros dois.

Desta forma, e embora os resultados sejam promissores, os investigadores reconhecem que o facto de o químico parar o crescimento, mas não diminuir ou eliminar os tumores, pode ser uma eventual fraqueza no estudo.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
24 Outubro
Entre os dias 24 e 26 de outubro realiza-se, Centro de Congressos do Estoril, o 19.º...
25 Outubro
Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e o IPO do...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.