PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


IPO Porto lança pós-graduação em cuidados paliativos
2017-10-23
Fonte: press release

O Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO Porto) vai iniciar a primeira pós-graduação em cuidados paliativos, com o objetivo de “responder às necessidades reais” dos profissionais e doentes.

O curso foi apresentado durante o 7.º Congresso de Cuidados Paliativos, que decorreu no fim de semana passado, e pretende responder às necessidades formativas dos profissionais que trabalham em cuidados paliativos; o curso irá incidir numa vertente prática que dará a conhecer os principais desafios que se colocam aos profissionais desta área.

Um dos estímulos para a criação deste curso foi a “chamada de atenção” do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos pediu aos políticos para se empenharem mais “no domínio dos cuidados paliativos".

Segundo Ferraz Gonçalves, diretor do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO do Porto, o discurso do Presidente “foi importante para estimular o desafio da igualdade social perante os cuidados paliativos”.

“A experiência adquirida ao longo de 23 anos permite-nos organizar um curso intensivo que satisfaça em pleno as necessidades formativas, sobretudo, dos profissionais que já trabalham em cuidados paliativos ou dos serviços da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, explicou o diretor.

O IPO do Porto dispõe de um serviço de cuidados paliativos desde 1994. Atualmente, tem 40 camas de internamento e, para além da consulta externa e equipa intra-hospitalar, dispõe de um serviço de assistência domiciliária.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.