PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


“Voluntários por um Sorriso” ajudam crianças do Hospital Pediátrico de Coimbra
2017-10-13
Fonte: Diário de Coimbra (versão impressa)

“Partilhem com as crianças o que vocês tiverem de melhor”! Foi assim que se deu início à formação dos novos “Voluntários por um Sorriso” do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC).

O projecto nasceu há 17 anos para dar apoio a doentes oncológicos e hoje está presente em todos os serviços de internamento e ambulatório não urgente. O objetivo? Amenizar o sofrimento de crianças e adolescentes doentes, proporcionando-lhes momentos felizes, de animação e convívio.

Atualmente, o serviço é coordenado pelas assistentes sociais Rosa Gomes, Carla Domingues e Gabriela Zagalo, a educadora Dulce Cruz e o enfermeiro Luís Silva.

Todos os anos, o Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebe cerca de 100 novos voluntários, que se unem às várias dezenas de voluntários que permaneceram dos anos anteriores. Segundo Luís Silva, os voluntários “assumem o compromisso de vir uma vez por semana”.

Mas desengane-se quem pensa que um trabalho de voluntariado é fácil; por esse motivo, os coordenadores aconselham os voluntários a “experimentarem” diferentes serviços, primeiro por uma questão de aprendizagem, e depois para aprenderem a estabelecer limites, entre a afetividade, que é necessária para um serviço destes, e o envolvimento pessoal, que pode trazer sofrimento aos próprios voluntários.

“Há situações muito complexas (…) deve-se estabelecer uma relação, mas evitar “levar para casa as preocupações”, alertam os coordenadores.

Como a grande maioria dos voluntários são jovens universitários, todas as semanas a equipa de coordenação reúne-se para avaliar o trabalho desenvolvido com as crianças e as famílias, de forma a “supervisionar e dar algum apoio”. Um dos lemas mais ouvidos pelos voluntários é “se podemos, devemos ajudar”.

As inscrições para o voluntariado acontecem em setembro e devem ser feitas junto da Câmara Municipal de Coimbra, na Divisão da Acção Social e Família ou da Associação Acreditar em Coimbra.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.