PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


SPO e Novartis avaliam perceção dos doentes oncológicos sobre cuidados de saúde
2017-09-29
Fonte: D Noticias

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), juntamente com a Novartis, está a pedir a todos os doentes e sobreviventes de doença oncológica que preencham um inquérito que pretende analisar a perceção dos doentes sobre os cuidados de saúde em Oncologia.

Os resultados, que permitirão ter outra perspetiva da realidade dos doentes oncológicos, serão apresentados no 14.º Congresso Nacional de Oncologia, que se realizará entre os dias 26 e 29 de outubro de 2017, no Centro de Congressos de Aveiro.

Intitulado ‘Cuidados de saúde em Oncologia: a visão dos doentes’, o inquérito está disponível para preenchimento no site www.inqueritooncologia.pt.  

De acordo com a presidente da SPO, Gabriela Sousa, através deste projeto pretende-se “ficar a conhecer a valorização que fazem dos cuidados de saúde, os aspetos positivos e os pontos que podem melhorar nos cuidados de saúde, através das suas experiências e opiniões. Assim, será possível compreender de forma mais integrada, a realidade dos doentes oncológicos”.

O inquérito pretende perceber o impacto do cancro na vida do doente e identificar as suas principais preocupações e aquilo que mais valoriza ao longo de todo o tratamento.

Esta não é a primeira vez que a SPO embarca num projeto destes; aliás, a instituição tem tentado sempre conhecer melhor a área em que atua, as preocupações e perceções profissionais de saúde, bem como da população portuguesa.

Já em 2015, a SPO e a Novartis uniram-se para promover um inquérito que procurou perceber quais são as perceções e preocupações dos profissionais que lidam com a Oncologia diariamente; neste inquérito verificou-se que 74% dos profissionais de saúde que lidam com a Oncologia defendem que em Portugal existem demasiadas assimetrias regionais no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, sendo que 82% admitiram que o Governo não investe o suficiente para que os pacientes tenham acesso a terapêuticas mais avançadas e eficazes.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.