PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


FDA vai aumentar escrutínio às terapias de células estaminais
2017-09-13
Fonte: Reuters

O regulador de saúde norte-americano (FDA) irá reforçar a regulamentação das terapias feitas à base de células estaminais, um campo emergente que é uma promessa significativa de cura para algumas das doenças mais preocupantes.

A medicina regenerativa faz uso de células ou tecidos humanos que são projetados ou recolhidos de doadores.

Os reguladores de saúde aprovaram alguns tipos de transplantes de células estaminais, depois de alguns ensaios clínicos terem revelado que poderiam tratar certos tipos de cancro e desenvolver enxertos de pele para vítimas de queimaduras.

O que acontece é que muitas destas terapias ainda se encontram em etapas de desenvolvimento primárias, sendo consideradas como promessas de cura, apesar de apresentarem poucas provas sobre a sua eficácia.

Para além disso, e de acordo com a FDA, existe também um pequeno número de “agentes sem escrúpulos”, que se aproveitaram da promessa da medicina regenerativa das terapias de células estaminais para enganar pacientes com base em produtos não aprovados que, em alguns casos, são perigosos e duvidosos.

Para controlar este facto, a FDA irá apresentar uma nova estrutura política onde detalhará mais claramente as novas regras para a medicina regenerativa.

Para já, o regulador implementou medidas para enfrentar o problema de alguns "produtos preocupantes" que estão a ser comercializados na Flórida e na Califórnia, nos Estados Unidos.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
 
 
 
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.