PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


MasSpec Pen consegue detetar tecidos cancerígenos em segundos
2017-09-12
Fonte: Público

Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova tecnologia que pode vir a mudar a forma como os doentes oncológicos são operados.

Intitulada MasSpec Pen, esta “caneta” analisa o tecido em tempo real, cerca de dez segundos, ou seja, 150 vezes mais rápido do que a tecnologia existente, conseguindo distinguir corretamente tecidos cancerígenos em 96% dos testes laboratoriais feitos até ao momento. A caneta é portátil, descartável, e de fácil manuseio para os profissionais de saúde, refere a equipa.

A investigação foi descrita numa publicação feita pela Science Translational Medicine; no artigo, os investigadores descrevem de que forma funciona a MasSpec: durante a cirurgia, a “caneta” faz com que uma gota de água entre em contacto com o tecido em questão, ganhando pequenas moléculas do tecido do paciente. Depois de recolhida, a gota é introduzida num espetrómetro de massa, onde é feita uma análise da composição molecular da gota.

Este espetrómetro consegue analisar e identificar as moléculas através da medição da sua massa e da sua estrutura química, revelando se o tecido é saudável ou cancerígeno; assim, e numa questão de segundos, a equipa médica consegue perceber que parte do tecido deve ser removida ou mantida.

Para os cientistas, este facto ajuda a “melhorar o tratamento e a reduzir as probabilidades de reincidência do cancro”.

A fase experimental foi feita em tecido humano, que tinha sido retirado de pessoas, e em ratos, “sem causar qualquer lesão observável ao tecido e sem causar stress ao animal”.

A equipa espera agora poder testar a nova tecnologia em cirurgias com seres humanos em 2018.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
 
 
 
 
 
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
12 Novembro
Nos dias 12 e 13 de novembro, realiza-se, em Lisboa, o Congresso Mundial de Oncologia Pediátrica e...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.