PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estudo indica que depressão pode afetar saúde física de cuidadores de doentes oncológicos
2017-08-03
Fonte: Hematology/Oncology

Uma investigação publicada na revista Cancer analisou 664 cuidadores de pacientes com cancro e descobriu que a depressão pode afetar negativamente a saúde física destas pessoas.  

O estudo propôs-se a verificar as alterações na saúde dos participantes, num período de dois a oito anos, após o diagnóstico de cancro nos pacientes acompanhados.  

Realizado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o estudo utilizou as respostas a questionários dos cuidadores formulados pela Sociedade Americana de Cancro para obter os resultados.  

Os dados mostraram que dois anos após o diagnóstico, apesar do estado de saúde dos cuidadores estar ligeiramente melhor do que a média nacional, a sua saúde foi deteriorando-se gradualmente nos seis anos seguintes; de acordo com os investigadores, o único preditor para a pior prognóstico da saúde física dos participantes foi a depressão. 

A saúde dos indivíduos com sinais significativos de depressão diminuiu duas vezes mais rápido do que a daqueles com sintomas intermédios. 

Tendo em conta os resultados, o estudo destaca a necessidade de identificar os cuidadores que precisam de serviços psicossociais efetivos e acessíveis, pois este facto é imperativo para melhorar o atendimento integral às famílias que enfrentam doenças oncológicas.   
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
 
22 Junho
No próximo dia 22 de junho, a cidade de Manchester, no Reino Unido, recebe a 5ª edição do UK...
21 Setembro
Nos dias 21 e 22 de setembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza, em Lisboa, o I Congresso...
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.