PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Investigação pode vir a oferecer esperança a pacientes com tumores neuro-tumorais
2017-08-02
Fonte: Eurekalert

Um estudo realizado pela Universidade de Plymouth, nos Estados Unidos, pode abrir caminho para o tratamento da condição hereditária neurofibromatose 2 (NF2).

A doença, que afeta milhares de pessoas, caracteriza-se pelo desenvolvimento de múltiplos tumores no sistema nervoso; cada um destes tumores está associado a mutações num gene que codifica um supressor de tumor chamado Merlin.

Publicada na revista Oncogene, a investigação revelou o papel da forma celular normal de prião (PrPC) no desenvolvimento de tumores relacionados com NF2.

Tendo em conta que os pacientes com NF2 desenvolvem schwannomas múltiplos, o estudo criou um modelo de cultura de células humanas para o schwannoma, que consistiu num composto de células de schwannoma humano isoladas de ambos os pacientes e controlo de células normais saudáveis de Schwann (que formam a bainha que protege os nervos); através desta cultura, a equipa de investigação verificou que a PrPC é produzida em excesso em schwannoma, em comparação com as células Schwann saudáveis.

Para além disso, os cientistas também descobriram que esse excesso de produção é causado pela deficiência de Merlin, o que contribui para o crescimento do tumor.  

O estudo identificou ainda vários medicamentos, já existentes e utilizados para outras doenças não relacionadas com NF2, que conseguem controlar a superprodução da proteína; ao reutilizar estes medicamentos, os investigadores acreditam que se pode desenvolver uma terapia eficaz de forma relativamente célere.

Para além da NF2, o estudo pode também ter benefícios potenciais para outros tipos de cancro com as mesmas mutações, incluindo mesotelioma, cancro da mama, melanoma e glioblastoma.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
 
 
 
 
25 Janeiro
A próxima reunião científica do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia...
21 Fevereiro
No dia 21 de fevereiro, o Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, recebe o Fórum Cancro...
22 Fevereiro
O Fórum Cancro Pediátrico 2018 realiza-se no dia 21 de fevereiro, em Lisboa. A iniciativa é...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.