PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Estudo fornece informações sobre impacto do cancro pediátrico na África subsaariana
2017-08-01
Fonte: News Medical

Estatísticas relativas ao cancro infantil na África subsaariana foram recentemente publicadas na Ecancermedicalscience, facto que permitiu aos investigadores e aos formuladores de políticas terem uma visão crítica sobre o impacto da doença nesta região.

No continente africano, apenas a África do Sul opera um registo de cancro pediátrico; este novo estudo reuniu dados de 16 registos menores, recolhendo esse conhecimento disperso pela primeira vez e apresentando-o num formato acessível.

Examinar os dados em contexto permitiu aos investigadores observar tendências importantes, como em Blantyre, a segunda maior cidade do Malawi. Em Blantyre, o risco acumulado de uma criança que desenvolve o linfoma de Burkitt, um tipo raro de cancro dp sangue, é de um em cada mil. Os autores do estudo consideram essa incidência "notável".

A comunidade de pesquisa global não está, em grande parte, familiarizada com esta realidade, o que é extremamente preocupante pois, segundo a autora do estudo, a médica Cristina Stefan, líder clínica global em oncologia da Roche Diagnostics, “tudo começa com consciência".

Para Cristina Stefan, é “altamente necessário divulgar estes dados, que no momento representam a melhor imagem da doença maligna em crianças nas respetivas regiões".

Os dados foram publicados sob forma de monografia que, segundo os investigadores, pode ajudar os colegas a aprenderem que os padrões e a distribuição dos cancros em África são totalmente diferentes da Europa e que há necessidade de mais pesquisas sobre os papéis de fatores como predisposições genéticas e a influência de infeções e outras comorbidades na evolução do cancro.

Os autores esperam que o trabalho abra as portas para futuras discussões e que seja referenciado para uma melhor compreensão do cancro pediátrico em África e usado para melhorar as hipóteses de cura destas crianças.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
 
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
 
 
 
 
 
 
26 Abril
A 25.ª edição do Porto Cancer Meeting está agendada para os dias 26 e 27 de abril, subordinada ao...
09 Maio
De 9 a 11 de maio, realizam-se as XIX Jornadas de Pediatria de Évora, subordinadas ao tema...
10 Maio
O 3.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC) realiza-se...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.