PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro


Tratamento pioneiro à base de açafrão mostra-se promissor no tratamento do neuroblastoma
2017-07-31
Fonte: Daily Mail

De acordo com investigadores, uma mistura feita à base de açafrão pode ser útil no combate ao neuroblastoma, o mesmo tipo de cancro que no mês passado vitimou o menino inglês, Bradley Lowery.

O estudo está a ser realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que descobriu que “carregar” nanoparticulas com a especiaria pode destruir os tumores mortais desta doença.

Há já algum tempo que se desconfia que o açafrão pode ter efeitos terapêuticos, nomeadamente no combate a algumas células cancerígenas.

Se comprovadas, as descobertas podem acabar com a necessidade das crianças serem submetidas a sessões extenuantes de quimioterapia.

Para o estudo, publicado na Science Alert, os cientistas descrevem que testaram um carregamento de nanopartículas de óxido de cério com açafrão, e descobriram que essa combinação teve efeitos substanciais no que diz respeito à morte de células de neuroblastoma humano criadas em laboratório.

Além disso, os investigadores não encontraram nenhum impacto negativo nas células saudáveis ​​próximas.

Para os investigadores, esta pesquisa demonstrou que pode existir um novo método de tratamento sem a toxicidade da terapia agressiva que pode, a longo prazo, ter efeitos na saúde dos pacientes.

Apesar dos resultados promissores, os especialistas reiteram que quaisquer conclusões podem ser precipitadas, tendo em conta que só agora o tratamento irá começar a ser testado em animais.
 
Notícias relacionadas


voltar
STQQSSD
 
 
 
 
 
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
03 Outubro
Entre os dias 3 e 5 de outubro, realiza-se em Foz do Iguaçu, no Brasil, o XVI Congresso Brasileiro...
16 Novembro
Entre os dias 16 e 19 de novembro, realiza em Quioto, no Japão, o 50.º Congresso da Sociedade...
22 Novembro
O 15.º Congresso Nacional de Oncologia está agendado para os dias 22, 23 e 24 de novembro e terá...
banner
© 2018PIPOP - Todos os direitos reservados.